Norte da Argentina pela ruta mais alta das américas até o vale de Tuggzle

Foi nesta etapa da ciclo escalada onde nos deparamos com grandes desafios impostos pela vida. Partimos da regiao dos mais ricos vinhos argentinos, Cafayate, e pela desértica ruta 40 rumamos em direçao ao que todos dizem ser o passo em carretera mais alto das américas.
Através do Valle Calchaqui, onde o isolamento preserva a autêntica e colorida cultura antiga, encontramos paisagens incríveis esculpidas pelo drástico clima. Passamos pelos povoados de Cachi e La Poma, a partir de onde começamos uma batalha física, mental e espiritual de alguns dias até atingir a plenitude, no passo de Abra Acay, onde diferente do que diz o cartel, chegamos a 4.960 m snm.
Iluminados pelo lindo entardecer baixamos até Santo Antônio de Los Cobres, e de aí um bate volta até Salta, a compartilhar filosofias com nossos novos amigos artesanos.
De volta a Los Cobres, desgastados e sofrendo com a altitude, fomos ao próximo destino de escalada, o remoto vale formado pelo vulcao Tuggzle. As lavas vulcânicas hoje se transformaram em um paraíso de bolders, e os tremores abriram lindas fissuras, onde durante alguns dias pudemos desfrutar de desoxigenadas escaladas, revezadas com banhos nas termas e tratamento do furúnculo que quase atravessou a perna de Turco. Também aos pés do grande vulcao aproveitamos a oferendar nossa grande mae e agradecer por tudo.
Um pouco desmotivados seguimos à diante em direçao ao Chile, através de um atalho sobre areiais a mais de 4.800m snm e que derrepente se terminou. Sem caminho e com muito custo conseguimos descer ao fundo do vale.
Foi neste momento que o meu destino se separou do do meu hermano, que seguiu sua intuiçao e foi ao encontro de sua felicidade. Foram mais de 2 meses e milhares de quilômetros de parceria, compartilhando sensaçoes únicas e que nos ensinou muito sobre o espírito humano. Gracias hermanito e seguimos na conexao.


Nenhum comentário:

Postar um comentário