Escalada por El Calafate e O Glaciar Perito Moreno



Vivemos em um tempo da sociedade moderna onde os valores estão cada vez mais destorcidos e mascarados por riquezas que não nos levam a nada. As pessoas não cultivam mais e até esqueceram as maiores riquezas da vida. Esqueceram a natureza, que fornece tudo que necessitam, esqueceram a amizade, que gera harmonia e esqueceram a família, que traz a união e paz.

Quando se precisa e que vemos quem são os verdadeiros amigos, devemos guardá-los no lado esquerdo do peito - aprendendo com a intuição, com um simples “olhar” e compartilhando o que temos e os momentos vividos. Com este espírito fui recebido carinhosamente em El Calafate por Cardobês e pelos amigos Cuencas: Nico, Ramiro, Dani e Andy como um irmão de longa data que retorna ao lar.

Depois de um longo tempo vivendo quase como “selvagem” pelos caminhos dos Andes, estava novamente abrigado das intempéries em uma casa e com o conforto dos amigos. Uma ducha quente, uma cama, cozinhando em um fogão, sentado em uma cadeira... Muitas histórias vividas, risadas e conversas entre umas cervejas e outras.

Estava na bela e singular El Calafate. Cidade perdida em meio do desolado pampa da patagônia argentina banhada pelo azul turquesa do imenso lago e guardada por cerros, como o Calafate. A cidade que hoje têm 30.000 habitantes - há 30 anos era uma vila com suas mais de 20 casas. Habitavam o local umas poucas famílias de gaúchos em suas estâncias e compartilhava o lugar com os índios que viviam ali em covas de pedras há séculos. Ainda hoje é possível encontrar registros em desenhos em covas existentes na região. Estes índios foram induzidos ao “processo de civilização” depois de centenas de anos vivendo em harmonia com a natureza.

A primeira missão na cidade foi encontrar companhia para desfrutar das escaladas já que meus amigos Cuencas vinham trabalhando como loucos guiando turistas pelo glaciar Perito Moreno. Este glaciar de impressionante magnitude e beleza é a terceira maior massa de gelo do planeta. O campo de gelo sul, tornou Calafate na cidade que é hoje. O turismo sacou e vem sacando a oportunidade e tirando os valores das pessoas, que não mais tratam o próximo como um ser humano e, sim uma oportunidade e fonte para ganhos. Cada um por si, uma torre de babel. A ajuda ao próximo ou um simples saudar são gestos há tempos esquecidos.

Vindo de lugares onde o tratamento, a amizade, o companheirismos ainda são importantes, minhas energias espirituais foram pouco a pouco consumidas. Nada que dois dias de bolders en La Chala, aos pés do árido cerro Calafate, não fossem capazes de trazer de volta. Depois de provar alguns duros problemas, a companhia dos amigos, as noites de cerveja, pizzas, massas, tortas após seus expedientes complementava a que faltava.

Então veio a folga de Nico, estava motivado como uma criança e junto com Marcos e Carlos fomos às paredes do cerro Comissión. Escalamos talvez as vias mais lindas do local: rochas arenítica exuberante, diedros que exigem cuidados para se movimentar e que não te permitem sair do piso, fissuras perfeitas para colocar ferros e obrigam atenção redobrada no posicionamento em suas placas. Dia perfeito para escalada mesmo com o forte vento e frio. Nestas condições, cabeça e corpo entram em sintonia com a alma fazendo-o sentir o prazer de escalar.

De volta à cidade, a vontade de voltar a escalar era ainda maior. Quando encontrei parceiro não pude voltar ao cerro Comissión, em razão do preço de transporte estava abusivo - é difícil acreditar que você realmente está na América do Sul. Mesmo assim, segui na busca de novos parceiros, porém sem sucesso. Em compensação encontrei a boa onda de Jaime e da Cueva, ponto de encontro e parada de escaladores que vem realizar empreitada nesta região.

Então voltei ao próximo objetivo de estar aqui, ou seja, ver de perto e sentir toda magnitude do impressionante glaciar Perito Moreno. Bem que os amigos Cuencas tentaram de todas as formas conseguirem um meio para eu conhecer esta expressão da natureza. Infelizmente a máquina de sacar dinheiro não permitiu fazer nada. Então agi por conta própria e depois de um dia lutando por 80 km contra o forte vento através da costa do lindo e verde lago Argentino, estava diante dos morros. Agora, a nova missão era convencer a portaria do parque, serviço administrado por concessionário, a me deixar ingressar sem pagar a abusiva taxa de $80,00, ou ao menos pagar $ 70,00 como residente.

Os funcionários da concessionária que cuidam da portaria não deram a menor atenção às condições da viagem que eu realizava, muito menos pelo dia ventoso que enfrentei. Por eles daria meia volta e retornaria. Claro que contra isso eu usaria de métodos não convencionais. Não é possível ou concebível que um glaciar de milhões de anos e declarado como patrimônio da humanidade, seja restrito a elite. Por sorte existem guarda-parques com clara noção de conservação e em poucos minutos resolveram o problema – concederam-me um passe de isenção, inquietando os desinformados e sacanas porteiros.

Enfim estava dentro do Parque Nacional de Los Glaciares seguindo o canal dos Tempanos, um braço do lago Argentino metido na cordilheira. Foram mais 30 km de estrada de concreto de impressioar qualquer um, uma estrutura invejável até diante das melhores rodovias federais. Embora minhas queixas, por outro lado se tornaram entendíveis as abusivas taxas de ingresso. No caminho, encontrei Luis, um simpático ciclista argentino que está percorrendo todos os Parques Nacionais Argentinos http://www.cicloviajes.com/patago4.html.

Antes de dar de frente com o glaciar e cansado de um longo dia de atividade me meti ilegalmente na floresta à beira de um lindo rio. Sorte que estava com o fogareiro emprestado pelo Nico que me salvou a vida e pude cozinhar uma rica comida.

Então veio a luz do dia, e agora meu objetivo era subir os 1500 m de altitude do cerro Buenos Aires. Desvendando o melhor caminho em meio aos espinhentos calafates e todo furado alcancei o arenoso e nevado Filo Cumbrero. Deste local tem-se uma espetacular e única vista das nevadas montanhas da região e do majestoso glaciar Perito Moreno. Mais alguns minutos alcancei o pontiagudo, exposto e pouco ascendido cume e com o frio congelante me custou começar a descida. Depois de algumas horas desvendei um caminho que me levou de frente ao glaciar. Neste local tem um sistema de passarelas de primeiro mundo e te coloca de frente com os mais diversos ângulos desta grande expressão da natureza.

No seguinte dia fui convidado pelos amigos Cuenca a fazer uma caminhada de 7 horas sobre o glaciar - para quem paga custa em torno de $ 700,00. Esta caminhada deixa as pessoas que vivem na cidade muito impressionada. Um mundo desconhecido com lagunas de um azul impressionante e sumidouros sem fim.

Estive com um grupo de turistas que logo souberam da jornada que estava realizando, inclusive estava no grupo um brasileiro chamado Max. Cruzamos o canal de volta dentro do potente barco, tomando todo wiski e comendo todos os alfajores que podíamos. Em terra estava montado na bicicleta de novo. Feliz com o lindo dia e energizado pela amizade, somado com o alcool, refiz o caminho de 80 km em pouco mais de 2 horas. Impressionante como a boa onda gera motivação.

Depois de um dia de descanso e uma noite de festa, senti que era hora de partir. À luz do entardecer, seguida pela luz da lua, com a energia carregada e na mente as mais impressionantes demonstrações da natureza. Como se estivesse em transe, quando percebi já tinha passado da meia noite e percorrido mais de 100 km sobre a bici. Realmente é impressionante o poder que a Terra e a natureza em harmonia exercem sobre nós.

11 comentários:

  1. Oi primoooo!!!!!
    Saudades grande de você!!!!
    Força ai e que Deus te acompanhe....
    Beijos
    Cheysa e Mano

    ResponderExcluir
  2. hola rudy! vamos a rezar para que tengas el viento en la espalda!!! lionel regresso ayer a francia: que pena que no se encontraran a ushuaïa. te deseamos todo lo mejor para tu viaje! cuidate! grandes besos de vero y lionel.

    ResponderExcluir
  3. Ae brother, bonitas fotos, se cuida por ae...

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiii
    Passamos por aqui pra te desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!! TUDO DE BOM!!!
    Que todos seus sonhos se realizem (os que ainda faltam né? rsrsr). Muita paz, saúde, amor, amigos e muita muita felicidade!!!!
    Estamos sempre aqui rezando por vc, quando puder, manda um olá!!!
    Beijos dos primos
    Cheysa e Mano

    ResponderExcluir
  5. ruddy mande notícias!!
    como esta a viagem?
    suba para passar pelo acre de novo!
    abraços ju, strapa e tosh

    ResponderExcluir
  6. Fala Ruddy,

    Tudo bem ?
    Acho que você não deve lembrar de mim, porque o tempo que nos separa é mesmo muito distante.
    Estive na sua casa comendo uma pizza com seus pais e o teu tio Humberto semanas atrás.
    Meu nome é Rogério e você era um verdadeiro moleque, há muitos anos atrás, quando te conheci.
    Achei espetaculares as tuas fotos.
    Parabéns pela aventura de coragem e desbravamento.
    O mundo é muito grande e maravilhoso e nosso tempo é breve.
    Como também já tive essa oportunidade de rodar pelo mundo afora, lembre-se, o que levamos desta vida é a vida que se leva.
    Que os ventos sejam sempre leves para você.


    Um forte abraço,


    Rogério - Ex Marinheiro do mundo
    aquarela@bighost.com.br

    ResponderExcluir
  7. ae Ruddy boas escaladas ae mermão abraço do raphael ,

    ResponderExcluir
  8. fico o bicho essas fotos rudi
    mande noticias e siga em paz hermano
    abraço

    Juliano

    ResponderExcluir
  9. cAMARADA!! Não sabia que vc tinha voltado aos caminhos austrais!! Cara, estou com saudades de vc. Vc é uma inspiração tremenda. Onde estará em julho? Tirarei umas férias e quem sabe te encontro... abração bom compnaheiro!

    ResponderExcluir
  10. Oieeeee..... td bem por ai???? Saudadonas!!!! Fiquei sabendo que veio pra casa na virada.... pena não ter te encontrado para dar um gde abraço.... Lindas fotos... Parabéns!!!!
    Agora, devidamente formada, enfim engenheira florestal.... :D
    Boa sorte para vc!!!!! Sílvia

    ResponderExcluir
  11. Oieeeee..... td bem por ai???? Saudadonas!!!! Fiquei sabendo que veio pra casa na virada.... pena não ter te encontrado para dar um gde abraço.... Lindas fotos... Parabéns!!!!
    Agora, devidamente formada, enfim engenheira florestal.... :D
    Boa sorte para vc!!!!! Sílvia

    ResponderExcluir