CICLO-ESCALADA ANDINA

Depois de percorrido toda a extensao do rio bio bio inserido na cordilheira dos andes, passando pelo vulcao Callaqui, e depois de alguns dias de muita chuva e muita lama, estava enfim no próximo setor de escalada, em Antuco. O mal clima impediu a realizacao do que pretendia fezer na regiao, entre escalar em alguns sitios e subir algumas montanhas nevadas.


Segui para o próximo destino, o Valle do rio Maule e dos Condores. Novamente o clima atingiu severamente a regiao, impedindo a aproximacao devida a grande quantidade de neve acumulada. Mudei um pouco a programacao, passei pelo Parque Nacional das Palmas de Cocalan e me dirigi para Santiago, onde também me fui encontrar Turco, que apartir de entao passaria a me acompanhar na empreitada. De Santiago fomos conhecer os sitios de escalada mais clássicos.

Primeiro fomos escalar os negativos conglomerados de Las Chilcas, em meio a uma bela paisagem desértica. O potencial deste lugar é imenso, e escalamos durante 2 dias 16 fortes e belas vias esportivas, entre 6° a 8° grau.





De Las Chilcas nos dirigimos para o Cajon do rio Maipo, lugar de extrema beleza em meio a cordilheira. No cerro Sao Gabriel realizamos a escalada da uma bela via tradicional, a Colombianos (7b), onde desfrutamos das perfeitas fissuras graníticas.



Depois de 1 dia realizando esta escalada retornamos para Santiago e enfim nos dirigimos para o norte e para a Argentina, depois de ja estar 3 meses no Chile e ter cruzado 9 províncias.

Antes de nos dirigirmos as altitudes do passo, passamos pela Cuesta Chacabulco, onde estivemos um dia escalando 8 lindas vias no basalto da regiao, entre 6° a 9° grau.
Ja nos aclimatando com as subidas, cruzamos a cuesta e finalmente comecamos a subir a cordilheira para cruza-la para o outro lado.




Tardamos dois dias para subir os intermináveis caracóis e atingir cerca de 3800 m snm
no passo Cristo Redentor. Novamente estava na Argentina e uma longa e preciosa baixada nos fez avancar rápido, mesmo com a neve e baixa temperatura.







Chegamos a Uspallata e novamente tivemos que cruzar a cordilheira a quase 3000 m de altitude, baixado pelo outro lado pelo interminável caracol das 400 curvas de Vilavicenzio.


Finalmente chegamos a Mendoza, onde encontramos grande novos amigos e super buena onda. Daí partimos para um dos maiores objetivos da viajem, escalar em Los Arenales, e nesta época, em invernal. Subimos ao refugio a 2800 mm snm em meio a nevascas, e enfim nos abrigamos num lugar magnifico, em meio a altas montanhas nevadas a agulhas de granito.





Durante 5 dias, com temperaturas baixissimas e vento forte pudemos desfrutar das mais incríveis escaladas, nas agulhas El Fraile, Campanille, Cohete Lunar e Pared de Mitria. Realizados voltamos a Mandoza.











Felizes e Fortes, partimos agora para o Norte, a enfrentar mais um pouco de cordilheira e a conhecer os sitios de escaladas na regiao de San Juan.

11 comentários:

  1. ê Rud!!
    tudo de bom nessa empreitada, que pelo visto já está sendo boa demais!!!
    Ótimas escaladas e pedaladas pra você!
    Boa a idéia do blog, gostei de acompanhar as aventuras. Depois vou querer umas dicas!
    beijão
    Gali

    ResponderExcluir
  2. Oieee.... lindoo.... irada as fotos!!!! Visu maravilhoso.... Parabéns!!!! Gde abraço a vcs. Síl

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e estamos aí na sua cola... pelas fotos e histórias! Que Deus o proteja irmão.
    Abração direto de São Paulo (capital), a selva de pedras!

    ResponderExcluir
  4. Ahô Grande Espírito!
    Isso aí irmão, fico muito feliz de te ver realizado! Fazendo o que nasceu pra fazer!
    Muita serenidade, paciência e paz de espirito pra vencer os obstáculos!
    O que precisar daqui que possa ajudar, não pense duas vezes manda um e-mail!
    Acesse tua essência, ela aflora quando estas aberto a recêbe-la.
    Estou rezando por ti pra dar tudo certo em tua empreitada.
    Saudades.
    Lucas

    ResponderExcluir
  5. Olá Ruddy
    Grande idéia do blog, fantanticas as fotos, principamente a de capa, dá prá ter uma idéia das dificuldades, porém, parece que você está bem. Alguém já passou por aí?
    Que Deus te guie e proteja.

    ResponderExcluir
  6. Bruno>Legal Rud ! incrivel mesmo.
    continue indo atrás dos seus somhos e objetivos. pois como vc disse, eles estao mais perdo do que imaginamos.
    que Deus continue te iluminando e te guiando por belos caminhos!
    Um forte Abraço!
    Bruno Aleixo.

    ResponderExcluir
  7. Fala Rudi!!!! Aqui é a Letícia e o Luisi.
    Estamos torcendo por você nessa tua empreitada escaladorística gostosa! Incríveis os lugares que você já conheceu. São muito poucos os corajosos que se aventuram por esses picos de bike!!!
    Desejamos que tudo de bom te aconteça!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ruddy,

    Adorei passear pelo teu blog e mais feliz fiquei de saber que você realmente realiza seus sonhos.

    Siga feliz com muita aventura.
    Abraço,

    Verô

    ResponderExcluir
  9. Olá Grande Ruddy.

    Super legal o seu diário de bordo. Excelentes fotos e muito legal as histórias. Parabéns.

    Legal te ver feliz e conhecendo lugares do mundo que só conhecemos pela tv.

    vou esperar os próximos capitúlos.
    forte abraços e fica com DEUS.

    abraços,
    coutinho.

    ResponderExcluir
  10. julianocezarr@hotmail.com

    daee cabróóón..
    tá ae meu e-mail.. qq coisa estamos ae

    prazer ter escalado com vc esse tempo aqui, istórias incriveis.. volte com o alforje cheio delas nesse segunda empreitada pelos andes

    isso ae, espirito livre hermano

    trate de atualiza essa parada

    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Eai Ruddy, como vão as coisas? Cara estou com a Jú de Floripa que mora no Sítio Çarakura. Ela me contou da seu projeto e achei d+++. Mando boas vibrações pra você. Realizei dois projetos de cicloviagem pela Patagônia, vou mandar o site pra você dar uma olhada(www.travessiapacificoatlantico.ufsc.br) e (http://ecoaustral2010.wordpress.com), estes projetos foram realizados com amigos da Universidade e já realizamos várias palestras pela Universidade e escolas. Cara quando tu voltar vamos marcar um pra trocar uma idéia estou com algumas idéias para alguns projetos e busco parcerias, estou começando a escalar aqui em Floripa também. Abraço irmão e mantem contato. Mauricio Faraon (maufaraon@gmail.com)

    ResponderExcluir